Xiaomi Mi A1 Avaliação: Vale a Pena Comprar?
A Xiaomi está expandido seu mercado cada vez mais, o Xiaomi Mi A1 foi fruto de uma parceria entre o Google e a própria Xiaomi. Eles trouxeram juntos o dispositivo ao mercado rodando o Android One, Mas será que ele é isso tudo mesmo? Veja a nossa avaliação.
Xiaomi Mi A1 Avaliação
O Mi A1 é o melhor telefone de custo benefício da Xiaomi.
Das centenas de telefones vendidos com um bom custo benefício nos últimos anos, destacam-se apenas alguns de dispositivos: a série Moto G, por exemplo, juntamente com os telefones Redmi Note da Xiaomi, a série K da Lenovo e alguns outros dispositivos de orçamento baixo.
Em 2017, essa lista é dominada pelos telefones da Xiaomi. O Redmi Note 4 continua a ser um dos melhores dispositivos no segmento com o valor de aproximadamente 500R$ sete meses após o seu lançamento, e o Redmi 4 e o Redmi 4A oferecem excelente desempenho para seu valor. Depois, há o Mi Max 2 , que para aproximadamente 750R$ oferece uma grande tela de 6,44 polegadas, respaldada por um magnífico design de alumínio unibody.
O Mi A1 é um ótimo telefone por direito próprio, mas a decisão da Xiaomi de se associar ao Google para oferecer Android puro torna uma opção muito mais convincente. Uma minoria pequena, mas vocal, de fãs de Xiaomi tem pedido por um dispositivo com o Android limpo há algum tempo, e com o Mi A1, e a marca entregou exatamente isso.
Xiaomi Mi A1 Especificações
- Tela: LTPS 5,5 polegadas Full HD (1920×1080 pixels)
- Processador: Snapdragon 625 octa-core de 2,0 GHz
- GPU: Adreno 506
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (expansíveis até 128 GB via microSD)
- Câmera traseira: dupla de 12 megapixels, f/2.2 (grande angular), f/2.6 (telefoto), 1.25μm, flash duplo, zoom óptico de 2x
- Câmera frontal: 5 megapixels, f/2.0, 1.12μm, 26 filtros diferentes
- Dimensões: 155,4 milímetros x 75,8 milímetros x 7,3 milímetros
- Peso: 165 gramas
- Conectividade e sensores: dual chip, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, suporte a WiFi 5G, Bluetooth 4.2, GPS/A-GPS/GLONASS/BEIDOU, entrada para fone de ouvido, USB-C, leitor de digitais, infravermelho
- Preto, Ouro, Rosa
Xiaomi Mi A1 Hardware
O Mi A1 é uma variante com base do Mi 5X, que apresenta uma estrutura totalmente metálica com linhas de antena na parte superior e inferior. Há uma clara diferença na linguagem de design entre a série Redmi e os telefones na linha Mi, com o último apresentando uma estética mais refinada. Como resultado, o Mi A1 faz com que dispositivos recentes como o design do Redmi Note 4 sejam desatualizados.
As linhas limpas combinadas com a estrutura de alumínio conferem ao Mi A1 um aspecto premium e a qualidade de construção é excelente. O telefone vem com um conector de 3,5 mm e, ao contrário do Redmi Note 4, há uma porta de carregamento USB-C na parte inferior. Os botões de energia e volume na parte de trás fornecem uma quantidade decente de bons feedbacks, e como de costume a Xiaomi traz infravermelho aos seus dispositivos, e com esse não foi diferente.
A parte de trás do dispositivo é onde as coisas ficam interessantes, com o Mi A1 ostentando uma configuração de câmera dupla. A configuração é a mesma que a do Mi 6 – um sensor primário aumentado por uma lente telefoto secundária – mas Xiaomi está usando diferentes sensores de imagem.
O posicionamento da câmera dupla no canto superior esquerdo combinado com a decisão da Xiaomi de dobrar as bandas da antena na parte superior e inferior do dispositivo significa que o Mi A1 tem mais do que uma semelhança passageira com o OnePlus 5 . Há um logotipo do Mi e uma sinalização do Android One na parte inferior do telefone para informar o mundo de que não é de fato um OnePlus 5, e o sensor de impressão digital montado na traseira também o torna bastante claro.
O sensor de impressão digital está convenientemente localizado, de modo que seu dedo repousa automaticamente sobre ele, essa localização vem agradando quem os usuários da marca.
Alternando para a frente, a primeira coisa que você observa é os detalhes na parte superior e inferior, só que só tem um probleminha para quem está acostumado a usar outros dispositivos com Android puro, o botão de voltar é na parte inversa do Mi A1, o que pode demorar um pouco para acostumar.
Xiaomi tem uma longa história de oferecer painéis LCD decentes em seus telefones, e a situação não é diferente com o Mi A1. A tela Full HD de 5,5 polegadas é uma das melhores neste segmento, com excelentes cores e ângulos de visão. O painel fica suficientemente claro para que não seja um problema visualizar o conteúdo na tela sob a luz solar severa.
Chegando ao lado do hardware das coisas, o Snapdragon 625 emparelhado com o Android puro faz o Mi A1 absolutamente voar. Você não notará nenhuma travamento ou atraso no uso diário. É surpreendente o quão fluido o telefone é nas tarefas do dia-a-dia, seja ele alternando entre aplicativos, iniciando rapidamente a câmera ou jogando jogos visualmente intensivos.
Duração da bateria
A duração da bateria no Mi A1 é excelente. muitos estavam apreensivos com a bateria de 3080mAh achando que não duraria um dia, mas ele surpreendeu os usuários do telefone, durando aproximadamente um dia e meio.
A única desvantagem é a falta de uma opção de carregamento rápido. O Mi A1 vem acompanhado com um carregador de 5V / 2A, e leva quase duas horas para carregar completamente o telefone.
Software
O software é o que diferencia o Mi A1 de cada outro telefone Xiaomi no mercado hoje. A fabricante chinês juntou-se ao Google para oferecer o Mi A1 como parte da iniciativa do Android One, o que significa que pela primeira vez, estamos começando a ver um telefone Xiaomi com o Android puro.
A primeira tentativa do Google com o Android One falhou miseravelmente devido a uma combinação de vários fatores. Os telefones eram insuportáveis e não se destacaram no segmento de nível de entrada onde eles estavam posicionados, e o Google não fez o suficiente para anunciá-los. Ao se associar com a Xiaomi, está abordando esses contratempos: o Mi A1 é um dos melhores telefones no segmento de orçamento, e a Xiaomi domina no mercado de importações, o que garante que o telefone receba muita visibilidade.
Quanto à experiência do software em si, está semelhante com o que você obtém em um dispositivo Pixel ou Nexus. Há um gesto de deslize para acessar a gaveta do aplicativo, o Google Now ocupa o painel à esquerda e todos os elementos da interface permanecem inalterados no Android puro.
O telefone executa o Android 7.1.2 Nougat, e tem o patch de segurança de 1 de agosto de 2017. Você obtém todos os recursos incorporados em Nougat, incluindo multitarefa de tela dividida, respostas de notificação em linha, atalhos de aplicativos, controles granulares para Não perturbe, e muito mais. Depois, há a capacidade de retirar a sombra da notificação ao deslizar o sensor de impressão digital. Há também um gesto para iniciar rapidamente a câmera pressionando duas vezes o botão liga / desliga.
No geral, é uma mudança refrescante para usar um telefone Xiaomi com Android puro. A MIUI certamente tem muito a oferecer, mas para quem procura uma experiência organizada finalmente têm um dispositivo que eles podem chamar de seus próprios.
Atualizações de software
O único desconhecido quando se trata do lado do software das coisas é a situação de atualização. Os dispositivos anteriores do Android One receberam atualizações diretamente do Google, mas esse não será o caso com o Mi A1. Como o telefone possui uma configuração de câmera dupla, a Xiaomi juntou sua própria aplicação de câmera Mi em vez da Google Camera. Xiaomi também pré-instalou o aplicativo Mi Remote, que permite que você use o infravermelho para controlar sua TV, ar condicionado e outros dispositivos suportados.
Como resultado dessas adições, a Xiaomi será responsável por atualizações de software para o Mi A1. A marca está comprometendo-se a atualizações rápidas, e o Google afirmou que o telefone receberá o Android Oreo antes do final do ano. Além disso, o Mi A1 será um dos primeiros dispositivos a ganhar a atualização do Android P no próximo ano.
Câmera
O Mi A1 tem duas câmeras de 12MP na parte de trás: a primeira é uma lente grande angular com pixels de 1,25 micron e f / 2,2, e a segunda é uma lente telefoto f / 2,6 com pixels de 1,1 micra que oferece zoom óptico de 2x. O slogan para o Mi A1 é “Camareira dupla Flagship”, com Xiaomi iludindo ao fato de que o telefone possui a mesma configuração da câmera que o Mi 6.
Embora a Xiaomi esteja usando diferentes sensores de imagem, a qualidade da imagem que você obtém com o Mi A1 é igual à da Mi 6, pelo menos em condições de luz do dia.
Fotos do Mi 6 à esquerda do Mi A1 à direita
O Mi A1 conseguiu bater fotos parecidas com o Mi 6, e o telefone superou seu irmão mais caro em alguns cenários. Dito isto, o Mi 6 está atualmente em uma compilação beta MIUI enquanto o Mi A1 está executando uma versão estável do Android 7.1.2 Nougat.
O próprio aplicativo da câmera deve ser imediatamente familiar se você usou um telefone Xiaomi no passado. Você consegue alternar para filtros e acesso fácil a vários modos de disparo, que incluem panorama, deslocamento de inclinação, um modo quadrado para Instagram e outros. Há também um alternar para habilitar a marca d’água, com imagens resultantes com uma marca d’água “Shot on Mi A1” no canto inferior esquerdo.
Outras opções incluem a capacidade de alternar entre o sensor primário de imagem e a lente telefoto através do botão 2x, alterna para HDR, flash, modo retrato, alternando entre os modos de foto e vídeo e as câmeras frontal e traseira. E sim, ele ainda tenta adivinhar seu gênero e idade quando você está usando Selfies como nos outros celulares da marca.
Modo retrato funciona de forma semelhante ao que vimos no Mi 6, com a câmera desfocando o plano de fundo para colocar o assunto em foco. O modo precisa de muita iluminação para funcionar, enquanto a câmera faz um trabalho decente em termos de desfocagem no fundo.
As fotos fotografadas à luz do dia têm muitos detalhes, mas as tomadas em condições de pouca luz tendem a ter um pouco de ruídos. A câmera frontal de 5MP é igualmente decente para tirar fotos. A câmera no Mi A1 não é inovadora, mas é bastante satisfatória considerando o preço que o dispositivo está custando.
Vale a Pena Importar um Mi A1?
Sim, ele está custando aproximadamente 880R$, por esse preço não encontraremos dispositivos parecidos aqui no Brasil, lembrando que essa valor não inclui taxas tributárias que deveram ser pagas durante a importação.
Compre por um bom preço
- GerBest
- Banggood
O que você achou do Mi A1, a Xiaomi acertou nesse projeto com o Google? Comente que vamos te responder o mais rápido possível.
0 Comentários